Páginas

12 de jul. de 2007

Artrópodes:Quem são eles?

Aula do Projeto: O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes.

Os alunos de 5ª a 8ª séries estão recebendo informações sobre os artrópodes e iniciando a 2ª etapa do projeto com a professora Eliane Kiehn.
Na Sala Informatizada eles puderam aprender tudo sobre os tipos de artrópodes, suas classes e características principais.
Depois da aula informativa foi a vez dos alunos colocarem a mão na massa e analisarem os pequenos animais no Laboratório de Ciências.
Munidos de lupas e com uma tabela na mão, os alunos analisaram os bichinhos que foram colocados nas suas mesas e classificaram-os.
Em seguida, puderam ver a asa da libélula no microscópio para terem um 1º contato com o recurso e perceberem a beleza destes pequenos animais.

Artrópodes:Quem são eles?

Aula do Projeto: O Jovem Cientista no Micro-macro Mundo dos Artrópodes.

Para encerrar o 1º semestre, nada melhor do que aulas práticas de observação e análise de artrópodes no novo Laboratório de Ciências.
Antes de irem para o laboratório, os alunos puderam aprender um pouco sobre as características dos artrópodes e as diferentes espécies na Sala Informatizada e tiveram contato com artrópodes de plástico que foram comprados para que os alunos aprendessem a classificação dos bichinhos sem machucar ou danificar os animaizinhos coletados.

Depois de bem informados, os alunos foram ao laboratório onde puderam por em prática o que aprenderam, analisando as características dos pequenos animais em uma tabela e completando-a de acordo com os artrópodes que estavam em suas mesas. Munidos de lupas eles puderam observar todos os detalhes dos bichinhos e, no microscópio, tiveram a oportunidade de observar vários animais.

Parabéns, professora Eliane, por suas aulas!!!

9 de jul. de 2007

15 anos do Prêmio Embraco de Ecologia.

Estão em exposição ,na Praça de Leitura da escola, os painéis que contam a tragetória dos 15 anos do Prêmio Embraco de Ecologia .
Os alunos puderam rever os anos em que a escola recebeu o prêmios dos projetos "Valores e Atitudes em Busca da Melhoria e da Qualidade de Vida, "Voando Rumo à Sustentabilidade."

Ensaios para a Festa Julina.


Os ensaios para a Festa Julina já estão a 1000 por hora!
Nesta sexta-feira, dia 13 de julho de 2007, o Arraiar do Karin vai arrasar!
Contamos com a sua presença!!!

Cooperativa de Assentamento.


Alunos das 7ª séries foram conhecer, em Araquari, como funciona a cooperativa do assentamento e enriqueceram mais os estudos sobre MST, ouvindo pessoas engajadas no movimento.

Releituras

Nas aulas de Artes , a professora Adriana Pacheco apresentou aos alunos obras dos artistas participantes da Semana de Arte Moderna e de artistas impressionistas.
As obras foras expostas nos painéis da escola.
Que Legallllllllllllll!!!

Por Paola Hoffmann S. Gomes

5 de jul. de 2007

Alunos das 8ª séries visitam a Escola Técnica Tupy


Os alunos das 8ª séries tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de Química, Física e Mecânica da Escola Técnica Tupy e fazer experimentações. Nesta visita os alunos puderam refletir sobre o futuro e aumentar a sua visão de mundo.

1 de jul. de 2007

Procurando pequenos bichinhos no jardim da Escola

Aula do Projeto "O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes"


As turminhas da Classe de 6 anos das professoras Josiane Giovanela Nunes e Rosiclei Viviane* estão trabalhando a mil no projeto.
Nesta semana eles assistiram ao filme “Animais Minúsculos”. Depois do filme as professoras conversaram com os alunos, para saber:
- como que eram os bichinhos? Quem lembra os nomes deles?
- quais já conhecem?
- quais vêem com mais freqüências?
- estes bichinhos são importantes? Por quê?
Após essa aula, munidos de lupas, a turma “Classe de 6 anos J” dirigiu-se ao jardim e à horta da escola para observar os bichinhos que vivem ali. Empolgados, gritavam todos instante “encontrei um, professora” e todos corriam para observam. Fuçando aqui, mexendo ali, encontraram diversos animaizinhos: formigas, aranhas, pernilongos, mosquitos, moscas, mariposas, fede-fede, minhocas entre outros.
No dia seguinte, foi a vez da Classe de 6 anos M. A aula não foi diferente, procurando nas árvores, nas plantas pequenas, na grama, no muro, nas paredes, nas pedras... localizava diversos bichinhos diferentes.
Durante a aula de observação no jardim, teve até uma aluna tentando fazer a identificação corretamente “Professora, eu achei um ‘atrópode’!” Pois é, os nossos pequenos cientistas estão começando aparecer!
Nas próximas aulas, as professoras direcionarão a observação para o estudo dos artrópodes e cada turma irá escolher um bichinho para estudar detalhadamente.

* A turma da Classe de 6 anos M trocou de professora. A professora Mariane Valério Miranda entrou em féria e em seu lugar, assumiu a professora Rosiclei. Seja bem vinda à Classe de 6 anos, Profª Rosiclei!
Por Aurea Vieira